“Por que sou um tecido de mandalas indianas”
May 24, 2023Wat er met ons gebeurt als we ruzie maken?
June 26, 2023As relações que surgiram em nossa infância determinam nosso comportamento no amor. Mas na vida não há nada dado de uma vez por todas: você pode aprender a amar de outra forma em qualquer idade.
O psiquiatra francês Boris Barunik pensa sobre o que é o amor e o que acontece.
Psicologias: amar, ser amado – por que é tão difícil encontrar equilíbrio?
Boris Barunik: Porque o equilíbrio é impossível! Na vida amorosa, o único equilíbrio possível é a rotina, a morte dos sentimentos. Apaixonado, como em todos os outros afetos humanos, duas pessoas vivas são encontradas. Como cada um deles se desenvolve à sua maneira-por si só e dentro de um equilíbrio de pares só pode ser temporário. Além disso, a própria vida está mudando constantemente – em um plano biológico, sensual e social.
“Amor, seja amado” – esta fórmula está correta? Não pode ser de uma vez por todas a proporção especificada: um “ou” para dar “ou” para receber. É melhor que exista um “e”, alternadamente, diferentemente em pontos diferentes, com intensidade diferente.
Когда два влюбленных человека разговаривают, смотрят друг на друга, прикасаются друг к другу, они аффективно взаимодействуют. A partir dessa influência mútua, surge um novo mundo: os mundos de um homem e uma mulher, tendo conectado, criam um terceiro mundo que existe entre eles e, ao mesmo tempo.
E isso é verdade não apenas para os amantes. Um espaço semelhante surge com qualquer conexão emocional: entre mãe e filho, entre amigos, colegas. Duas criaturas criam um mundo especial pelo fato de estarem juntos.
E como exatamente a conexão amor é diferente de todos os outros?
O
sentimento de amor me reabastece no sentido narcisista: estou cheio de uma performance que inventei sobre outra pessoa, estou cheio de minha necessidade. Essa ideia muito pessoal às vezes pode não ter nada a ver com a realidade.